Wednesday, August 11, 2010

Dag 8 og Dag 9





Dag 7

Passei o dia inteiro em casa...Minha mãe foi trabalhar, minha irmã mais velha estava viajando e minha irmã mais nova passou o primeiro dia de muitos em sua efterskole! Ou Então, era eu e meu computador e Knud e seu computador...

Aí por uma da tarde fomos até uma cidade há 30 minutos de carro para um encontro com a diretora da única escola de línguas da região...Descobrimos que a AFS cobre apenas 1000 kroner do curso e o curso é muito mais caro do que isso! Então eu tive que decidir poucas horas e apenas duas vezes por semana...Fiquei meio assustada, porque não tem um parâmetro de tempo em cada etapa, tu vai passando de nível através dos meses, tem gente que tá lá há três anos...Mas eu não quero gastar todo meu dinheiro nesse curso, não é justo...

Depois voltamos pra casa e passei o dia estudando um pouco de dinamarquês, já que mesmo sem nada pra fazer, minha família fica meio de olho pra ver se eu estou falando com meus pais no Brasil...Não que eles falem que eles não querem que eu fale, mas eu sinto isso...

Depois decide fazer pão de queijo, mas ficou estranho. Só eles indo pro Brasil mesmo pra saber a maravilha que é! Depois jantamos todos juntos, eu e a Anne (que chegou pra janta e pro pão de queijo) assistimos Glee e ficamos um tempo na sala com meus pais...

Só que eu queria dormir cedo, mas minha família tem o hábito de dormir muito tarde e acordar cedo! Eu não consigo ser assim, mas tenho medo que eles achem que eu to me isolando se eu for pro meu quarto cedo...E além do mais é muito bom ficar com eles conversando, porque quando eu chego no quarto de noite me dá uma vontade de chorar de saudades!!!

Dag8

Acordei super cedo, me arrumei e peguei o ônibus com a minha “mãe” para Skjern onde fica minha sprogskole (escola de línguas). Chegando lá, o Knud tinha ido de carro buscar a bici que a AFS vai me emprestar durante um ano! Só que só dava pra pegar lá, daí ele já aproveitou e deu uma carona pra minha “mãe” de volta pra casa...Mas, antes, ela fez questão de me levar até minha classe como se eu tivesse 2 anos, e de certa forma, no início do intercambio tu se sente mesmo um bebe, porque tu não entende nada dos costumes, das regras, da língua...Aqui o ticket do ônibus é diferente, o modo de comer é diferente, as regras das escolas são diferentes...Socorro!!! Mas é muito legal ao mesmo tempo...

Bom, na minha classe de dinamarquês todas as mulher (só tinham adultas)falavam dinamarquês muito bem e a professora estava explicando coisas bem aprofundadas sobre ordem dos substantivos, tipos de plurais...A diretora, no dia anterior, me disse que iria me colocar no módulo 1 mas com uma turma que aprende rápido...Não pensei que fosse tão rápido assim...

No início da aula, eu estava me sentindo meio perdida (tá, totalmente), mas depois consegui acompanhar e até entender metade das coisas que a professora dizia! Só que eu queria ter a oportunidade de ter ido numa aula que eu aprendesse as coisas desde o início, tipo cores, números, frases simples...

Foi aí que entrou a diretora depois de uma hora de aula:”A Carina está aqui? Desculpa, te colocamos na turma errada!”

Essas coisas sempre acontecem comigo pra dar um jeito de eu perder mais conteúdo ainda...Agora sem a divisão dos substantivos mas não sei falar:”Quanto custa isso?” hihihihihihihihihi Mas então fui para a 1 hora restante de curso na minha turma certa! Lá, todas as pessoas eram adultas também. E aprendi coisas legais até que minha barriga começou a roncar e eu paguei o maior mico...E aí eu não conseguia pensar mais em estudar dinamarquês porque minha cabeça tava latejando pelo esforço...

Eu descobri que eu sou a única intercambista lá...Muitos vieram pra Dk procurar emprego, melhores chances de vida, outros, são refugiados...Uma menina não conseguia entnder porque eu vim pra cá por vontade própria...Achei o clima bem triste, mas nunca me senti tão sortuda! Não queria que as coisas fossem assim, queria poder ajudar eles...Ah...também conheci uma tal de Vilma, uma brasileira que todos os dinamarqueses conhecem (porque minha família conhecia ela, e os amigos deles também) e ela chegou e me abraçou no meio do corredor na escola de línguas, achei ela muito querida (acho que não é sempre que ela encontra uma brasileira nesse lugar).

Sai da escola no meio da classe (é assim, se você não tem dinheiro pra pagar os milhões de reais que é, você vai embora no recreio) e tive que esperar 1 hora e 40 minutos até passar meu ônibus...Fiquei passeando pela cidade, que é linda!!! Bati 300 fotos, pra variar. Parei numa padaria meio ruim e comprei um negócio que é igual ao negrinho grande (só de vista) porque é horrível de ruim! E comprei bolacha Maria! Aqui comprar comida de verdade é absurdamente caro! Daí tava dando umas bandas e procurando um telefone público e encontrei uma menina que tb tava no curso...Daí perguntei pra ela se tinha um telefone público naquela cidade e ela disse que não. Então demos umas voltas juntas e ela me levou até um super gigante com um café (muito útil saber disso!), e me ofereceu pra me pagar um chá...Mas eu já estava meio atrasada e nossa comunicação era péssima porque ela é da Thailandia e não fala inglês muito bem...Descobri que ela veio pra cá pra se casar com um dinamarquês, ela tem 20 e poucos anos...Tá, eu pensei:”Bah...deve ser um gatinho pra ela ter largado tudo lá!” Que nada é um velho! Fiquei pasma, parecia o pai dela!

Corri, peguei o ônibus...Eu era a única pessoa no ônibus e o motorista veio conversar comigo em dinamarquês e eu com aquela cara de quem não entende nada...Daí descobri que ele também foi um intercambista e foi pro Canadá...Falamos um pouco em inglês, depois eu apreciei a paisagem na meia hora de viagem...Cheguei em casa, não tinha ninguém, mas a chave fica escondida na garagem ( que fica aberta e ninguém roba nada!) e entrei, fiz meu almoço, falei um pouco com a minha família e namorado...Foi ótimo ter esse tempo sozinha em casa! Adoro minha família, mas todo mundo precisa de uma folga, né?

Depois a ao chegou, ela me ensinou mais dinamarquês, mas minha cabeça estava explodindo...Então pulamos meia hora na cama elástica, depois vimos 3 episódios de Glee. Daí ela saiu com umas amigas, eu vi mais um episódio de Glee, daí jantei com meus pais e os amigos deles, daí eu e a Anne (que voltou) assistimos mais um episódio de Glee...e fui dormir!

No comments:

Post a Comment