Eu passei anos sonhando com esse momento, mas quando ele chega perto, o sonho vira realidade...E a realidade é cheia de praticidade, objetividade, coisas pra fazer, dizer tchau a todos que amamos, lidar com as expectativas, viver um ano fora do comum! E, então, criei esse blog antes mesmo de viajar para que vocês possam me acompanhar nessa loucura!
Friday, August 27, 2010
Fredag
Mange dage
- quarta feira eu e o francisco saimos da aula de dansk e fomos pra Ringkobing comer pizza em uma pizzaria italiana. A mistura de italiano, espanhol, português, inglês e dinamarques me fez pirar! Mas foi bem divertido pros dinamarqueses que estavam assistindo. É muito bom ter um amigo intercambista, me sinto menos sozinha e parece que a gente é amigos há anos!
- quinta feira fui entrevistada por uma jornalista pra falar sobre intercambio e diferenças entre Brasil e Dinamarca. Eu uma hora falei que o diretor aqui é bem legal e que a Irmã Renata é muito séria. E a jornalista achou isso o ponto alto da conversa, entre todas as diferenças, ela escolheu a Irmã Renata como alvo da conversa! hihihihihihi
- Á noite, em homenagem às amigas da Patri, eu fiz...tarãrãrã: POLENTA! Polenta com queijo e molho de tomate, e sobrou pra amanhã brostolar com queijo!
- Andei de bicicleta até Lem e perdi minha chave da bicicleta no meio do caminho. Só que só reparei isso quando cheguei em casa. Mas 12 km de bici no vento uivante dinamarques me dao a sensação de subir montanhas e minhas orelinhas doem muito...Então lá foi minha mor procurar minha chave...Foi bem vergonhoso, prometi tomar mais cuidado, mas aqui eles são tão lights, ninguém nunca fica brabo...hihihih
- Minhas colegas adoraram a ideia de sair comigo segunda pra comemorar meu primeiro mes de dinamarca!
Monday, August 23, 2010
Dag 19 og Dag 20
Dag 18
Thursday, August 19, 2010
Dag 16 og Dag 17
Tuesday, August 17, 2010
Dag 15
Monday, August 16, 2010
Sunday, August 15, 2010
Dag 13 og Dag 14
Saturday, August 14, 2010
Dag 11 og Dag 12
Thursday, August 12, 2010
Dag 10
Dag 10
Gente, consegui pegar o ônibus sozinha pra escola! Hihihihihih Chegando aqui meu lugar estava guardado na mesa das patis (minha turma é dividida em dois grupos: as patis e as outras!) hihihihih Mas, até o momento eu só tinha tido contato com as patis, como eu descrevi anteriormente...A aula de biologia foi ótima, entendi metade das coisas e eu sabia muito mas muito mais que qualquer um ali, graças a Silvana! Uhuuuuu Eles ainda estão estudando endosimbiose e células eucariontes e procariontes...Só que daí eu fui uma anta porque eu quis ajudar as minhas “amigas” a fazer os exercícios e elas ficaram me olhando com um pouquinho de nojo...Decidi que é melhor fingir que eu não sei nada... Só que a gente no Brasil estuda muito mais os conteúdos, meu deus, eles estudam coisas muito simples! Retiro tudo o que eu disse sobre o Brasil não ter escolas boas! É que aqui eles primam muito pela liberdade do aluno, o aluno tem que estar feliz... É muito legal que todos participam em aula e discutem bastante, mas o ruim é que ninguém se aprofunda muito em nada!
Depois tivemos um break e eu comi alguma coisinha e aí fui pra aula de espanhol...Mas só três pessoas da minha turma estão na aula de espanhol. Conheci uma menina bem querida e todos ali estavam muito empolgados pra aprender e até que eles falam espanhol bem. Minha profe é querida e me fez me apresentar pra todos da turma em espanhol, foi meio mico, mas valeu a pena já ter amado os argentinos porque esse pouco de espanhol que eu sei falar me salvou! Hihihiihi
Na aula de matemática decidi investir nas outras meninas da turma e sentei no canto delas. Elas ficaram bem felizes! Mas uma delas é muito maluqueira e ficava dizendo pra mim falar mesa em dinamarquês, mas eu não sabia se ela tava tirando com a minha cara ou realmente queria me ensinar (depois olhei no dicionário e ela realmente queria me ensinar!)...Então, eu gostei de sentar ali, a não ser pelo fato de que essa maluqueira ficava fazendo todos os tipos de barulhos possíveis pra acabar com a aula... E me deu uma pena do professor...Os alunos atrapalham pra caramba a aula dele porque ele tem deficiência e por isso ele não sabe chingar ninguém, ele é muito meigo! E eles estudam uma coisa muito fácil mesmo...Hoje a gente viu logarítimos mas logarítimo de 2, de 3...Nossa, queria que eles tivessem uma só aula com a Rosanna, daí sim eles iam ver o que é matemática! Até eu to entendendo tudo na aula aqui! Hihihihi
Quando eu sai da aula uma dessas meninas não patis me convidou pra sentar com elas na mesa do almoço...Mas era muita pressão escolher entre os dois grupos e eu precisava descobrir como acessar a Internet do meu computador, então decidi ir no cara que ageita os computadores...Lá encontrei minha irmã, e realmente já sinto que ela é minha irmã de verdade, porque me abri com ela e perguntei o que fazer...Ela disse que não tinha a menor idéia...Então eu fiz algo que sempre ensinam pra gente fazer: ser honesto e perguntar. Cheguei na mesa das patis e falei:”Gurias, vocês tem dois grupinhos na turma?” E elas disseram:”Claro que não!” e aí uma delas, a sincera, abriu o jogo:”Sim! A gente fala com todo mundo mas só senta com as melhores amigas!” e aí eu perguntei se podia sentar de vez em quando com elas e de vez em quando com as outras e elas disseram que claro porque todos queriam ter a chance de conversar comigo! Achei elas muito legais por isso...
Fui sentar-me na mesa das outras...E descobri que adorei elas, bem mais que as patis...As outras são mais meu estilo...E conversamos bastante! E aí uma delas me convidou pra super festa de 18 anos dela, a Helene! Fiquei tão feliz! E agora todas elas estão sendo muito doces comigo...Todas as meninas da turma estão sendo doces comigo...E o único dos dois guris da turma me deu oi hoje, o que já é demais, porque eles não se comunicam com as gurias na maioria das vezes.
Não consegui almoçar de tanto que bati papo...Daí fomos pra aula de old (das coisas antigas)...Eu não tava prestando atenção porque o professor estava lendo o regulamento dos exames e tal...Mas daí ele começou a explicar a matéria e meu cérebro começou a se concentrar profundamente para eu conseguir entender alguma palavra, o que depois me gera uma dor de cabeça insuportável o resto do dia. Mas, deixei de me concentrar por um instante para copiar alguma coisa que estava escrita no quadro (tive que me concentrar em entender a letra). Achei que o professor tinha falado em inglês, porque eu entendi tudo perfeitamente. Meus colegas não sabiam responder, eu ergui o braço e falei a resposta: Hamlet. Daí o professor falou: e dizem que ela não sabe dinamarquês! Fiquei tão emocionada, eu entendi dinamarquês tão bem que parecia que ele tava falando inglês! Tá, mas foi só nesse momento mágico, depois voltei a ter que forçar minha cabeça.
Todos foram embora agora e estou esperando a Anne sair da aula dela. Enquanto isso escrevo na cantina. Publico no blog de noite enquanto eu não tenho internet na escola...Eu iria pra casa hoje conversar com o namorado e minha mãe, se vocês lerem isso me desculpem, mas é que a Anne me convidou para eu comprar roupas e um celular dinamarquês (meu sim card que eu comprei não funciona no meu celular brasileiro)...
Tomeir sorvete com a Anne e compramos três roupas muito legais por 37 pila! Hihihih Depois compramos meu celular...Cheguei em casa e tema de dinamarquês!
Bom gente, acho que acabei por hoje, estou muito cansada para continuar escrevendo...
Mil Beijos e abraços
Vi ses!
Wednesday, August 11, 2010
Dag 9
Dag 9
Uhuuuu! Cheguei ao atual momento! Meu primeiro dia no ginásio!!! Acordei, arrumei meu almoço e eu e a Anne pegamos o ônibus lotado de adolescentes pra escola...Chegando aqui fomos falar com o diretor e ele me levou até a cantina onde todos ficam antes de começar as aulas. Daí ele me levou até uma mesa e me apresentou a duas meninas meio patis mas bem simpáticas e aí elas me apresentaram pra todos da turma...Ninguém foi idiota comigo, mas por incrível que pareça o grupinho das patis foi o que me acolheu melhor e já me sinto até membro! Hihihihihi Mas elas são patis diferentes, elas são muito muito inteligentes! Uma delas acabou de voltar de um intercambio nos EUA e me ajudou muito! Não me senti nenhum pouco excluída, gostei muito da minha turma!
Também falei com o menino do Chile, acho que meninos tem mais problemas em achar amigos aqui...Ele está no mesmo ano que eu e vai ser meu colega de dinamarquês também, ele é muito legal!
Hoje comecei com dinamarquês...Pude entender algumas coisas porque dinamarquês pra eles é literatura geral e da Dk e como nós já estudamos essa fase moderna no Brasil eu pude entender algumas coisas...Mas o resto foi um parto! E as aulas aqui são diferentes todos os alunos querem participar o tempo inteiro e trocar conhecimentos, é muito bom, mas pra quem não fala nada da língua é horrível! Ah...e em todas as aulas teve o ritual de eu ouvir alguém dizer pro pofessor Brazilien e aí eu sabia que iriam vir falar comigo!
Depois tivemos matemática, o professor é bem fofo, mas não ensina nada...A aula toda foi Power point e só via minhas colegas no facebook (eu só não entrei pq eu não consigo acessar a internet nesse computador porque não está habilitado na escola ainda)...Sim, aqui a aula é com notebook! E tudo o que eles estão estudando nós já vimos no primeiro ano!
Depois química! O professor é bem gente fina e prometeu me trazer material em inglês e falar um pouco inglês comigo (mas ele não fez isso) hihihihih. Cara eles estão aprendendo átomos, eles não sabiam a fórmula da água e tão no segundo ano! É que é o primeiro ano que eles tão tendo química...
Na aula de inglês me senti bem, e já tive meu primeiro trabalho em grupo, foi bem exciting! Hihihihii Depois tivemos a hora do almoço, todas as meninas tavam comendo coisas saudáveis e eu comendo meu rugbrod que me fez sentir fome o dia inteiro!
Última aula old, uma matéria sobre civilização antiga, mitologia, aqrquitetura, filososfia da Roma e Grécia antigas... O professor foi bem legal e sabe muito sobre o Brasil...Consegui entender um pouco da aula porque tinha palavras em latim e tal...Mas, minha cabeça tava latejando muito de tanto que eu forcei ela pra entender alguma coisa!
Acabaram as aulas, eu fui até o escritório de livros e peguei meus livros do ano, duas sacolas mega cheias e pesadas, e é grátis! Hihihihihi E, ao contrário do que seria ai, os alunos devolvem os livros em perfeitas condições no fim do ano!
Tive que esperar a Anne sair da aula dela, uma hora depois que eu e fiquei escrevendo isso! Depois, acabei me perdendo dela...Fui até a parada de ônibus e jurei que ela tinha ido pra casa e me esquecido...Mas eu não sabia se eu estava na parada certa, não sabia nada, tentei falar com uma menina e ela ficou me olhando estranho... Finalmente a Anne apareceu na parada e me deu um alívio...
Chegando em casa, assistimos Glee...Depois saimos eu e Anne para correr...Só que ela corre muito, e eu quase desmaiei...Sério, não fazia exercício assim há muito tempo...Na verdade, acho que nunca fiz exercício assim. A paisagem tava linda demais, mas eu tive que deixar ela correr sozinha e eu voltei pra casa caminhando.
Então ajudei a Lillian na janta e depois fui chorar no meu quarto pra variar um pouco! Eu tô adorando a Dinamarca, to muito feliz aqui, as pessoas me tratam muito bem...Mas minha vida no Brasil é perfeita, minha família e meus amigos aí são incomparáveis...E por mais que eu goste de tudo aqui, nunca vai ser que nem a minha casa de verdade! Tô morrendo de saudades...
Bom, toda essa coisa de ginásio e voltar pra casa me deixou morrendo de saudades dos coleguinhas brasileiros...Por mais que o pessoal aqui seja muito legal, vocês são insubstituíveis! Sinto muitas saudades mesmo! E sinto uma saudade de casa e de colo de mãe e pai! Preciso tanto de todos os vocês!!! Os dias difíceis estão começando!
Agora vou dizer tchau porque vou jantar pizza no jardim de casa! Muito sol ainda a essa hora...
Amo todos!
Vi ses!
Dag 8 og Dag 9
Dag 7
Passei o dia inteiro em casa...Minha mãe foi trabalhar, minha irmã mais velha estava viajando e minha irmã mais nova passou o primeiro dia de muitos em sua efterskole! Ou Então, era eu e meu computador e Knud e seu computador...
Aí por uma da tarde fomos até uma cidade há 30 minutos de carro para um encontro com a diretora da única escola de línguas da região...Descobrimos que a AFS cobre apenas 1000 kroner do curso e o curso é muito mais caro do que isso! Então eu tive que decidir poucas horas e apenas duas vezes por semana...Fiquei meio assustada, porque não tem um parâmetro de tempo em cada etapa, tu vai passando de nível através dos meses, tem gente que tá lá há três anos...Mas eu não quero gastar todo meu dinheiro nesse curso, não é justo...
Depois voltamos pra casa e passei o dia estudando um pouco de dinamarquês, já que mesmo sem nada pra fazer, minha família fica meio de olho pra ver se eu estou falando com meus pais no Brasil...Não que eles falem que eles não querem que eu fale, mas eu sinto isso...
Depois decide fazer pão de queijo, mas ficou estranho. Só eles indo pro Brasil mesmo pra saber a maravilha que é! Depois jantamos todos juntos, eu e a Anne (que chegou pra janta e pro pão de queijo) assistimos Glee e ficamos um tempo na sala com meus pais...
Só que eu queria dormir cedo, mas minha família tem o hábito de dormir muito tarde e acordar cedo! Eu não consigo ser assim, mas tenho medo que eles achem que eu to me isolando se eu for pro meu quarto cedo...E além do mais é muito bom ficar com eles conversando, porque quando eu chego no quarto de noite me dá uma vontade de chorar de saudades!!!
Dag8
Acordei super cedo, me arrumei e peguei o ônibus com a minha “mãe” para Skjern onde fica minha sprogskole (escola de línguas). Chegando lá, o Knud tinha ido de carro buscar a bici que a AFS vai me emprestar durante um ano! Só que só dava pra pegar lá, daí ele já aproveitou e deu uma carona pra minha “mãe” de volta pra casa...Mas, antes, ela fez questão de me levar até minha classe como se eu tivesse 2 anos, e de certa forma, no início do intercambio tu se sente mesmo um bebe, porque tu não entende nada dos costumes, das regras, da língua...Aqui o ticket do ônibus é diferente, o modo de comer é diferente, as regras das escolas são diferentes...Socorro!!! Mas é muito legal ao mesmo tempo...
Bom, na minha classe de dinamarquês todas as mulher (só tinham adultas)falavam dinamarquês muito bem e a professora estava explicando coisas bem aprofundadas sobre ordem dos substantivos, tipos de plurais...A diretora, no dia anterior, me disse que iria me colocar no módulo 1 mas com uma turma que aprende rápido...Não pensei que fosse tão rápido assim...
No início da aula, eu estava me sentindo meio perdida (tá, totalmente), mas depois consegui acompanhar e até entender metade das coisas que a professora dizia! Só que eu queria ter a oportunidade de ter ido numa aula que eu aprendesse as coisas desde o início, tipo cores, números, frases simples...
Foi aí que entrou a diretora depois de uma hora de aula:”A Carina está aqui? Desculpa, te colocamos na turma errada!”
Essas coisas sempre acontecem comigo pra dar um jeito de eu perder mais conteúdo ainda...Agora sem a divisão dos substantivos mas não sei falar:”Quanto custa isso?” hihihihihihihihihi Mas então fui para a 1 hora restante de curso na minha turma certa! Lá, todas as pessoas eram adultas também. E aprendi coisas legais até que minha barriga começou a roncar e eu paguei o maior mico...E aí eu não conseguia pensar mais em estudar dinamarquês porque minha cabeça tava latejando pelo esforço...
Eu descobri que eu sou a única intercambista lá...Muitos vieram pra Dk procurar emprego, melhores chances de vida, outros, são refugiados...Uma menina não conseguia entnder porque eu vim pra cá por vontade própria...Achei o clima bem triste, mas nunca me senti tão sortuda! Não queria que as coisas fossem assim, queria poder ajudar eles...Ah...também conheci uma tal de Vilma, uma brasileira que todos os dinamarqueses conhecem (porque minha família conhecia ela, e os amigos deles também) e ela chegou e me abraçou no meio do corredor na escola de línguas, achei ela muito querida (acho que não é sempre que ela encontra uma brasileira nesse lugar).
Sai da escola no meio da classe (é assim, se você não tem dinheiro pra pagar os milhões de reais que é, você vai embora no recreio) e tive que esperar 1 hora e 40 minutos até passar meu ônibus...Fiquei passeando pela cidade, que é linda!!! Bati 300 fotos, pra variar. Parei numa padaria meio ruim e comprei um negócio que é igual ao negrinho grande (só de vista) porque é horrível de ruim! E comprei bolacha Maria! Aqui comprar comida de verdade é absurdamente caro! Daí tava dando umas bandas e procurando um telefone público e encontrei uma menina que tb tava no curso...Daí perguntei pra ela se tinha um telefone público naquela cidade e ela disse que não. Então demos umas voltas juntas e ela me levou até um super gigante com um café (muito útil saber disso!), e me ofereceu pra me pagar um chá...Mas eu já estava meio atrasada e nossa comunicação era péssima porque ela é da Thailandia e não fala inglês muito bem...Descobri que ela veio pra cá pra se casar com um dinamarquês, ela tem 20 e poucos anos...Tá, eu pensei:”Bah...deve ser um gatinho pra ela ter largado tudo lá!” Que nada é um velho! Fiquei pasma, parecia o pai dela!
Corri, peguei o ônibus...Eu era a única pessoa no ônibus e o motorista veio conversar comigo em dinamarquês e eu com aquela cara de quem não entende nada...Daí descobri que ele também foi um intercambista e foi pro Canadá...Falamos um pouco em inglês, depois eu apreciei a paisagem na meia hora de viagem...Cheguei em casa, não tinha ninguém, mas a chave fica escondida na garagem ( que fica aberta e ninguém roba nada!) e entrei, fiz meu almoço, falei um pouco com a minha família e namorado...Foi ótimo ter esse tempo sozinha em casa! Adoro minha família, mas todo mundo precisa de uma folga, né?
Depois a ao chegou, ela me ensinou mais dinamarquês, mas minha cabeça estava explodindo...Então pulamos meia hora na cama elástica, depois vimos 3 episódios de Glee. Daí ela saiu com umas amigas, eu vi mais um episódio de Glee, daí jantei com meus pais e os amigos deles, daí eu e a Anne (que voltou) assistimos mais um episódio de Glee...e fui dormir!