Thursday, September 16, 2010

I dag, I går, I forgår





Segunda feira eu estava tristinha...Não estudei dinamarques e não corri, mas limpei toda a casa e ajudei minha mãe a fazer a janta...Mas mesmo assim, ainda tava naquele clima: quanto tempo falta pra ir pra casa? hihihi

Terça feira a aula foi bem mais divertida, me senti com mais amigas, e todas as minhas amigas dizem que cada dia eu entendo mais e falo mais, elas estão super felizes porque dizem que eu aprendo rápido, sinto que elas estão empolgadas hihihi! De tarde tivemos uma reunião com o primeiro ministro, então ficamos na escola até 4 horas, nossa minha cabeça estava explodindo de tanto dinamarques, e ele falava sem parar! E aí não tinha mais ônibus pra minha vila e eu tava preocupada. Daí uma menina que eu nem conheço chamou doi meninos que eu nunca vi na vida e disse:"Tu vai levar ela pra casa!" E eles foram super queridos e me levaram! No Brasil eu teria tido vergonha demais de fazer isso, mas aqui tá tudo bem...Quando não tem outra saída eu perco a vergonha e conheço mais gente e faço mais amigos. Cheguei em casa, me arrumei correndo e a Laura me buscou pra irmos pra gymnastik! Foi incrível, me senti muito amiga das minhas colegas que estavam lá, e parece que agora nossa relação tá bem mais aberta, faço piada com elas, tá muito divertido! A ginástica é difícil e cansa bastante, mas é uma forma muito divertida de exercitar-se. E os caras dão uns pulos muitooooo loucos! hihihihi E eu errei toda a coreografia, pra variar! hihihihi

Sai de lá e jantei com a minha família, sentindo meu corpo se encher de felicidade de novo e esvaziar um pouco a saudades!

Quarta feira era dia de passeio na sprogskole. Peguei o ônibus e fui pra Skjern. Chegando lá, pegamos o ônibus e fizemos um passeio ao redor do fjord, cerca de 100 km. Primeiro fomos a um museo na cidade da primeira fábrica de cata-vendos da Dk, Lem. O museu era cheio de máquinas antigas, legalzinho. Daí Francisco e eu tomamos café depois de todo mundo, porque como somos os únicos adolescentes da escola, temos sempre que esperar os mais velhos terminarem.

Depois passamos pela minha vila, em frente a minha casa. hihihi E fomos visitar um lugar que falava sobre energia solar e tinha uma campo cheio de painéis solares, muito legal. Mas eu não entendia nada que o cara falava e achei muito chato e doia minha cabeça. Depois fomos para uma praia e visitamos um museu da navegação e um aquário. Foi muito engraçado porque tinha um mini aquário e na placa tinha um urso polar! Nossa, chorei de rir!

Daí eu e o Francisco comemos batata frita e voltamos pro ônibus. Fomos até uma aldeia viking, o ponto alto do passeio! O lugar é muito viking mesmo!!! Fiquei até com medo! E começou a chover muito e ficamos encharcados!E a bateria da minha camera acabou, então foi triste! hihihih

Só que eu e o Francisco tínhamos a janta da AFS ontem. E a gente tinha que pegar o ônibus de Skjern pra Ringkøbing. Só que não sabíamos se tinham ônibus ainda ou não, porque aqui depois de umas tres da tarde não tem mais ônibus para alguns lugares. E saímos correndo na chuva, e eu estava tão nervosa porque ainda tinha que fazer compras pra janta e passar na casa da Vilma pegar a panela de pressão, e me arrumar! E eu cruzei os dedos e nós corremos e quando chegamos na estação faltava um minuto pro nosso ônibus sair! Uhuuuuu Fiquei tão feliz!

Cheguei em casa, peguei minha bici e enfrentei um vento e uma chuva que eu nunca tinha visto igual. Eu não precisava pedalar, o vento me levava, e eu tinha que cuidar porque eu não conseguia controlar a bici. Parei no mercadinho, comprei tudo e aí fui pra casa da Vilma, um pouquinho mais lonje. Mas a chuva ficou pior e o vento também. Eu estava mega encharcada e com frio, parecia que meus ossos iam congelar! Meu Deus, que frio!!! E aí parei na casa dela, corri, peguei a panela de pressão e voltei. Mas não me toquei que na volta eu estava contra o vento e a chuva, sério, foi a pior sensação do mundo! Parecia que a chuva e o frio me cortavam e eu tinha que continuar tentando mexer minha bici pra frente com aquela panela gigante! hihihihi Daí eu já tava atrasada, porque minha contact family ia passar em meia hora pra me pegar! Meu Deus, eu só pensava, minha primeira aventura, fica feliz, tu consegue! hihihihi

Cheguei em casa, joguei todas as roupas e meu tenis pra lavar, e fui pro banho quente. Deu tempo de me arrumar correndo, e não consegui recarregar minha camera, e minha contact family chegou!

Foi muito legal a viagem até a escola onde a gente se encontrou. Conversamos bastante, eles são pessoas incríveis. Svend conhece mais o Brasil do que eu! hihihih Chegando na escola, Cherry e eu começamos a fazer a comida. Depois chegou o americano, as alemãs de 60 anos que estavam fazendo trabalho voluntário pela AFS por 4 semanas, o Vaclav e o Francisco, e todas as famílias de contato. Foi um corre corre, ajuda aqui, conversa ali, se conhecer. Muito divertido mesmo! Eu gosto demais da Cherry, acho que ela é minha melhor amiga aqui.

Então, a janta ficou pronta, e colocamos todos os pratos em uma mesa grande. Eu fui a primeira a apresentar sobre a minha comida, arroz, feijão e farofa. Pequeno probleminha, a Esther que tirou o feijão da panela, ele tava perfeito e aí ela inventou de por o feijão no escorredor de maça pra tirar "a água suja" hihihihi! Quando eu vi, gritei: Para! hihihihi E o Svend veio e começou a rir muito! Ficou horrível, mas o legal é que foi engraçado! E aí ninguém gostou, só o Francisco! Porque ele gosta de qualquer coisa! hihihihi

Daí cada um apresentou sua comida: Vaclav- panquecas de batata; Francisco- uma salada chilena; Cherry- arroz decorado com tomate e pepino e frango; Americano- bolo de milho; Alemãs- uns dez pratos diferentes e horríveis. Mas a sobremesa era ótima! E elas eram muito queridas, dei um abraço bem forte nelas porque hoje elas voltaram pra casa.

Foi uma comilança e conversança! Tá, inventei! hihihihihi Mas depois eu fui pra Lem com a minha contact family e conheci a casa deles, o cachorro chamado Bello e o filho deles de 14 anos, muito querido. Foi ótimo falar com eles, eles dizem que eu posso contar qualquer coisa que vai ficar só entre nós e são pessoas nas quais eu sei que eu posso confiar. Amo minha família, mas essa contact family é mais parecida comigo do que minha família hospedeira, eu acho. hihihi Voltei pra casa e fiquei muito tempo conversando com minha mãe. Foi ótimo! E depois fui falar com meu namorado...Dormi muito tarde, mas eu estava completamente feliz! Ontem foi um dia de pico, sem saudades, sem tristezas...

Hoje tive muito trabalho pra fazer na escola, essa semana é a semana especial, a gente vai pra aula e fica trabalhando na nossa pesquisa, então não precisamos trabalhar fora do horário de escola. É muito bom, estudei muito, mas é chato e cansativo também. Quero aprender dinamarques, não estou totalmente estabilizada aqui ainda e já tenho que entregar dois trabalhos enormes semana que vem! Hoje o dia tá meio down...Sempre depois do pico vem um dia mais ou menos...Mas eu tô bem! Me sinto mais aberta com as minhas colegas...Mas ainda não é uma amizade!

Bom, por hoje chega.

Vi ses!


4 comments:

  1. Já ta falando dinamarques! eu sabia q vc ia se dar bem ai, estou com muita saudade, mas não quero q vc volte pq agora eu sei q vc esta feliz ai. Boa sorte. Te amo amiga.
    Beijos

    ReplyDelete
  2. oi, sou a guria de caxias que comentou no outro post, caso você não se lembre :D
    Ah, que bom que você já está aprendendo dinamarquês! deve ser muito complicado... haha
    mas aí todos falam inglês fluente que dá pra entender? ou é mais enrolado mesmo?
    as fotos daquela cidade do primeiro post são muito lindas
    e o que é a contact family?
    que bom que você encontrou brasileiros aí, pelo menos a saudade da comida diminui né... achei engraçado a "água suja" do feijão dsaudsiuahfid
    se tu quiser add, meu orkut é esse: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=14488827870734314085
    beijos

    ReplyDelete
  3. Oi!
    Fiquei feliz que tu achou meu blog! Vou te responder tudo o que tu quiser, e te dar todas as dicas possíveis! Quando eu tava nessa fase eu morria de medo e não tinha ninguém conhecido da Dk pra me ajudar!

    Bom, uma contact family é uma família (pode ser só uma pessoa tb) que te auxilia, pra tu ter uma segunda opinião, e se tu tiver algum problema com a tua família tu pode perguntar pra eles o que fazer e tal! É um jeito de ter alguém pra contar todos os segredos. Porque leva um tempo até conhecer amigos de verdade mesmo, mas então a AFS te da a contact family, eles vão ser teus amigos de verdade.

    Eu moro em Ringkøbing, uma cidadezinha na Vestjylland. A Dk é constituída por 2 ilhas e uma parte continental, que é Jylland. Eu moro no oeste, na beira de um fjord! Lindo!

    E você vai pela AFS? Já recebeu confirmação? Quando você vem?

    Qualquer coisa é só pedir!

    Beijos

    ReplyDelete
  4. Ah, muito obrigada. Fiquei feliz de achar uma pessoa prestativa :D
    Então, eu vou pela AFS também e já recebi a confirmação e paguei a taxa. Irei no segundo semestre de 2011. Estou preenchendo o full application agora, estou ansiosa pra saber a família! Demorou pra você ter uma família depois que enviou tudo?
    Você fez alguma aula de dinamarquês antes de ir?
    Vi as fotos no seu orkut, a cidade que tu mora parece ser linda.
    Obrigada pela atenção :D
    aproveita bastante aí! bjs

    ReplyDelete