Friday, November 5, 2010

sidste 10 dage, últimos dez dias...






Pois bem, os últimos dez dias foram muito corridos, portanto não pude postar no blog. Na escola estava tudo bem, comecei a me dar melhor com as minhas amigas do colégio e tô bem amiga dos meninos, o que é divertido porque eles me ensinam várias girias em dinamarques. Nós gravamos um vídeo pra inglês e foi uma vergonha! Mas foi legal me sentir parte da turma...Falando nisso, entrego todos os trabalhos e temas, pelo menos tento! O que me deixa louca!

Também gravei um vídeo sobre ética e política na Dinamarca. E foi muito legal ver o pessoal na minha escola entusiasmado pra gravar o vídeo, mas nem todos os depoimentos foram usados.

Esse final de semana e durante a semana teve os ensaios do musical. E aí fiquei muito feliz porque as meninas da dança me acolheram no grupinho delas, e agora eu tenho uma melhor amiga na Dinamarca!!! Hoje vou dormir na casa dela, e ela já está planejando me levar pra Ahrus, segunda maior cidade da Dina!

Bom, sexta-feira chegou a namorada italiana do meu irmão, o nome dela é Federica. Ela é muito querida! Daí, de noite, eu fui pra casa da Cherry, minha amiga tailandesa que mora numa cidade há 30 minutos daqui, Skjern. Eu peguei o ônibus e trem pra chegar lá, bem emocionante que eu não me perdi! E aí foi muito divertido. Comi doces tailandeses, um era arroz e feijão prensado. Sim, era doce!!! E assistimos filme e depois um documentário sobre um artista dinamarques pelo qual a mãe da Cherry é apaixonada! Mas a história dela é bem triste, a filha dela morreu e quando ela tava no hospital esse artista escreveu pra ela e deu muita força pra ela...Daí compreendi porque ela ama tanto ouvir às músicas dele. No dia seguinte, nós juntamente com as primas da Cherry fomos a um shopping gigante, onde se vendiam roupas e sapatos muito baratos. Foi bem divertido, mas estressante também, era muita gente.

Daí voltamos para Skjern. Eu peguei o trem bem tarde porque era o único trem que tinha. E eu fiquei triste porque ia ter que fazer minha família esperar por mim 20 minutos, porque a Anne chegava de Copenhague às 18:34 e aí minha família iria buscá-la esse horário, mas daí eles teriam que me esperar até 18:50. E ainda por cima era aniver do meu irmão! Tava super preocupada. Mas, no final, o trem da Anne atrasou e ninguém tava brabo comigo, pelo contrário, estavam todos muito legais comigo! E o mais tri é que no trem eu ouvi um casal falando uma língua diferente, e eu fiquei olhando fixo pra eles, acho que eles pensaram que eu era uma dinamarquesa contra imigrantes...Mas daí confirmei que eles falavam portugues e gritei: Eu também sou brasileira! Me senti bem dinamarquesa, porque eles tavam morando só há duas semanas na Dina, e eu já me senti experiente. Também com a Federica me senti muito dinamarquesa e parte da família. Lembrei de quando eu cheguei e a diferença pra agora. Eu sei todos os jeitos da minha família de cozinhar e sei falar bastante dinamarques já!

Bom, depois essa semana fiquei bastante tempo com as minhas novas amigas do musical! Anna, uma amigona que eu sinto que vai ser minha super amiga pra sempre! Nossa, somos muito parecidas!

Dia 1 de novembro foi o dia só dinamarques. Funcionou na minha casa, mas não na escola. Porque é muito vergonhoso falar dinamarques toda a hora na escola, sinto que as pessoas não tem tanta paciência!

Pois bem, minha irmã é um máximo, sempre conversamos e nos conbhecemos tão bem! Eu sei quando ela quer ficar sozinha e ela também sabe quando eu preciso do meu tempo, então somos grandes amigas e nunca tivemos problemas...Claro que ás vezes a gente se estressa, mas não é uma com a outra.

Meu pai também é demais! Eu adoro ele! Ontem ele me ajudou a fazer temas e sempre se preocupa comigo! Minha mãe é mais caladona e durona. Mas ela ficou bem feliz comigo porque quarta feira eu fui trabalhar voluntariamente. É que quarta o ginásio tirou o dia de folga para os estudantes de toda a Dinamarca trabalharem e doarem o dinheiro para Mianmar! E eu trabalhei fazendo pizza e lavando pratos! Foi bem cansativo, mas eu e a Anne se divertimos muito! No dia seguinte, na aula de línguas, conversei com uma mulher de Mianmar, e ela me contou que ela teve que fugir de lá andando, pegando ônibus, se escondendo em florestas porque ela fez protesto contra a ditadura. E aí ela veio sozinha pra Dinamarca, e a família toda dela está lá. Saber que as minhas horas de trabalho podem ajudar a melhorar a vida de uma das pessoas como ela me fez sentir bem. Ela me agradeceu muito. E eu nunca vi uma pessoa tão corajosa assim, ela tem vinte e dois anos e veio sozinha para o outro lado do mundo, deixou tudo para lutar por democracia no seu país!

Ah...também fui entrevistada por dois meninos da escola da minha mãe (sim, é do lado da minha casa!) porque eles queriam saber minha opinião sobre o que é ser dinamarquesa! Foi tão divertido! Um deles é das Ilhas Faroé e contou um monte de coisas do país dele, que eu nunca tinha ouvido falar antes! :)

Pois é, foi uma semana cheia! Mas eu também tive muita dor de cabeça, porque meus sisos estão nascendo! Horrível! Mas, tenho que esquecer isso, porque hj vou dormir na casa da Anna, amanhã tenho ensaio do musical, de noite tenho pré-festa na casa da Emilie e depois festa da Nanna, e no dia seguinte musical de novo!

Pois é, se eu demorar pra escrever vocês sabem porque, estou lotada até o Natal! :)

Saudades de todos!

Vi ses!

No comments:

Post a Comment