Saturday, November 27, 2010

En dejlig uge! Uma ótima semana! :D









Sexta de noite, eu e a Anne assistimos Dirty Dancing 1 e 2! Foi meget hyggeligt!
Fui dormir, e sábado meu irmão me acordou dizendo: "Cari, tu tem que acordar" e eu:" Não, eu to com sono!" e ele: "Tem muita neve lá fora, por isso temos que sair antes, porque as ruas tão trancadas de neve!" E eu só ouvi a palavra neve e pulei da cama! hihihihiih
Parecia uma outra Dinamarca. Sabe, quando eu cheguei aqui o trigo estava grande e amarelo, então todos os campos eram amarelinhos e o sol ficava no céu até às 9 e meia da noite. Daí o trigo foi cortado e a Dinamarca ficou cor de terra. Há um mês tudo ficou verde nos campos e as folhas das árvores começaram a cair e começou a escurecer. E, tudo isso foi um processo de um mês, três meses...De um dia para o outro, tudo mudou. Porque a Dinamarca ficou toda branca! Do carro na estrada não dava pra saber o que era lago, o que era grama e o que era pedaço de estrada porque tinha uma camada de neve por tudo. E na estrada a neve ficou toda suja, então era meio nojento.

A gente foi pra Herning e largou meu irmão na estação, provavelmente não vou mais ver ele. Ele foi pra África. Minha mãe deu uma choradinha, algo que é muito pra uma dinamarquesa. Mas, foi muito estranho dizer tchau pra ele. Foi tão rápido, parecia que ele ia ficar uma semana fora.

Depois fomos até a efterskole da minha irmã. A apresentação tava muito legal, bem criativa. E eu entendi quase tudo! Aqui os musicais são muito bons, os alunos tocam muito bem. Mas a banda sempre escolhe um tema nada a ve com o espetáculo. No meu musical (que era sobre piratas) a banda era Star Wars. Nesse, Slumdog, a banda era Os Vikings Suecos! E eles usavam chapéu com corninho...Tipo, nada a ve! Depois tomamos chá e eu fui pra neve. Na cidade da minha irmã tem muita neve, muito mais do que na minha cidade. Daí me atirei na neve, foi ótimo. Mas não me toquei que era tão frio.

Saímos de lá e fomos para o jantar de Natal da AFS. Já estávamos atrasados, daí furou o pneu num lugar cheio de neve e sem iluminação. Foi ótimo. Ah...e tava -8 graus! :)

Chegando no jantar, comemos a entrada: rugbrod (pão dinamarques) com peixe e maionese bem amarela ou massa! Sim, tu coloca uma massa gosmenta em cima do pão. Ficamos na mesa conversando, eu , minha familia e outras pessoas. É muito bom ver a relação entre mim e minha irmã, ninguém dos outros intercâmbistas tem essa relação de melhores amigas que a gente tem. E ela fica toda a hora dizendo: "A Cari é minha irmã!" Adoro isso...
Daí chegou a hora de os intercambistas falarem sobre o Natal no seu país. E eu falei muito bem, até eu me impressionei comigo mesma. E muita gente veio me dizer que meu dinamarques está ótimo e as pessoas vieram falar dinamarques comigo. Isso me deu uma confiaça e agora estou tentando falar quase tudo dinamarques na escola e em casa, mas claro que eu misturo tudo. Meu inglês está piorando, porque estou tentando demais bloquear o falar inglês e tentar dinamarques o máximo possível.
Também fizemos um jogo. Cada pessoa tinha que jogar um dado, se tu conseguisse 6 tu pegava um presente, tu tem umas 4 rodadas pra conseguir o 6. Depois, se tu consegue 6 tu pode roubar o presente dos outros. Adivinha? Carina = 0 presentes. hihihih Também tínhamos a chance de ganhar um presente adivinhando o número de biscoitinhos de Natal num pacote. E se você comesse a amêndoa do risalamond você ganhava um presente também. Tá, tem muitassss maneiras de se ganhar algo nessas festas de Natal. E nós também cantamos muitas músicas.

Chegando em casa, eu fui dormir. Sonhei que a neve tinha acabado, de tão desesperada que eu tava pra brincar com ela. Acordei no domingo e a primeira coisa que eu fiz foi fazer meu boneco de neve. Passei um tempão brincando. Sério, tava -4 graus, mas eu nem senti. Daí meus pais me explicaram que mesmo que eu não sinta o frio, eu tenho que cuidar se não eu vou ficar doente.
De noite, a gente acendeu a primeira vela das quatro, porque foi o primeiro final de semana um mês antes do Natal. Cantamos várias músicas natalinas!

Segunda foi um dia cheio de neve, guerra de bolas de neve com as amigas, me jogaram na neve! Foi ótimo! Fiz muitos temas e falei muito dinamarques!
Terça fui na ginástica e falei dinamarques com meninas que eu nem conhecia e elas me entenderam, me senti tão poderosa.

Ontem de noite, eu fiz a janta de novo e depois assisti o Calendário de Natal. Tem três séries que passam todos os dias do dia 1 ao 24 de dezembro. Também acendemos a vela de Natal, que tem que queimar até o dia 1, 2, 3 respectivamente. É um máximo, o Natal aqui é a parte mais importante do ano. Depois assisti séries com a minha irmã e ela me falou da possibilidade de a gente passar só nós duas e amigas o ano novo em Copenhague! uhuuuuu

Hoje fui pra aula de espanhol e traduzi quase tudo pro dinamarques. Acho que a professora ficou feliz! Hoje não estou falando tanto dinamarques, mas vou falar mais de noite e vou assistir o calendário de Natal. É que eu também não quero que meu inglês apodreça hihihihi

E o mais legal de tudo, ainda tem muita neve por tudo. A neve não derrete e neva mais todas as noites. E ontem de manhã tava - 10 graus! Tá frio demais, e o inverno começou só ontem. Então, quem vier em janeiro pra Dinamarca se prepare, janeiro e fevereiro são os meses mais frios.

é isso aí
Vi ses!



1 comment:

  1. Oi Ca, que bom saber que vc está curtindo muito tudo por aí.. as fotos ficaram lindas e parece tudo muito mágico mesmo. Nossa.. vc escreve muito bem..estou orgulhosa pq hoje em dia é difícil ver alguém escrever legal assim.. aproveite e dê início a um livro.. são tantas histórias e as tuas percepções sobre as coisas remetem o leitor a imaginar mesmo a situação.. e é isso que um bom escritor tem que conseguir fazer. Não consegui ler tudo mas .. vou ler mais outro dia.. adorei a parte que vc escreve sobre a mudança no tempo, nas estações, e o efeito sobre a natureza etc.. querida, estou com saudades e te amo muito.. aproveite mesmo tudo por aí.. e logo logo estaremos nos abraçando novamente.
    bjs
    Tia Jacque

    ReplyDelete