Sunday, December 19, 2010

Sidste uge og i dag... Última semana e hoje...





Essa semana foi um tumulto de trabalhos... Recebi minhas notas! E, fui melhor que a maioria das minhas colegas. Não sei, acho que alguns professores gostam de mim porque eu fiz uns trabalhos sobre o Brasil. Mas fiquei braba com bio e química porque eu fiz vários trabalhos e eles não me deram nota porque eu escrevia em inglês, então quer saber, não faço mais... Eu me matava ao invés de passar tempo com a minha família e amigos e esqueci que o mais importante do intercâmbio é aprender língua e cultura. Pois bem, farei esse trabalhos quando os professores aprenderem a me dar nota hihihihi

Eu também fui no encerramento da minha ginástica terça. E tinha um cara do cirque du soleil que estava de férias e aproveitou para fazer um treino. Nossa, sério, as coisas que ele fazia eram loucas... Eu queria dizer: "Nossa, eu amo o cirque du soleil!" Mas tipo, tinham umas mil pessoas rodeando o cara, daí desisti...Depois a gente come æblesvin, um bolinho que se poe açúcar e geleia, bem gostosinho... Parece um pouco bolinho de chuva.

Sexta dormi um pouco quando eu voltei pra casa. Depois, minha mãe veio me contar a surpresa. Ela comprou patins pra toda a família. Ela disse que já que eu to aqui eu tenho que viver todas as tradições e costumes possíveis. Daí fomos patinar, fomos até uma montanha de gelo, uns aglomerados de gelo no fjord.

Cheguei em casa, me arrumei, empacotei uns presentes... Daí o søren, meu colega, veio aqui na minha casa e a gente esperou pela Laura, que ia nos dar carona. Foi bem legal apresentar meus amigos pra minha família! :) Então fomos para o julefrokost da minha turma. Chegando na casa da emilie, uma casa enorme cheia de decorações lindas de Natal, tava toda a turma. Foi muito legal, eu gosto muito das minhas amigas. E eu pude acompanhar as conversas em dinamarques, o que me fez me sentir muito parte da turma.
Minhas colegas me explicaram que o julefrokost se chama almoço e é de noite, porque antigamente as pessoas comiam do almoço até a janta. E eles comem demais mesmo, acho que teve uns cinco pratos... Nós dançamos, bebemos bastante, gritamos, conversamos, comemos risalamond, a sobremesa. Revelamos o nisse, e cada um tinha que adivinhar quem tinha sido seu nisse. O nisse é uma brincadeira tipo amigo secreto, mas tu tem que esconder pequenos presentes e doces nas coisas de quem tu pegou o nome durante o mês de dezembro. Foi bem difícil fazer tudo sem ninguém adivinhar quem eu era, afinal se eu fizesse qualquer coisa fora do costume dinamarques estava na cara que era eu o nisse. Depois brincamos de pakkelege, cada um traz dois presentes e poe no centro da mesa. Um copo com dados vai passando e se tem 10 minutos para conseguir o máximo de números 6 possíveis, cada seis é um presente. Depois disso, os dados passam de novo e quando você tira um seis, você rouba o presente dos outros. Na primeira parte da brincadeira eu tinha 4 presentes, no final, por um milagre no último segundo, consegui roubar de volta o presentão que o Jonas roubou de mim. Mas era um presentes estranho... A maioria eram fantasias de Natal, então todos ficaram fantasiados. hihihih Eu dei um colar tri bonitinho do Brasil, uma das minhas amigas, a que não ganhou, amou. Mas a que ganhou não gostou muito. De qualquer forma era um colar artesanal de florzinhas que eu comprei no nordeste, e fico feliz que agora a Dinamarca vai ter mais um pedacinho do Brasil.

Domingo eu acordei tarde, e minha mãe e eu fomos patinar no gelo. Eu amo minha mãe, ela é muito querida e faz de tudo para eu me sentir bem! Foi ótimo passearmos juntas, e eu estou cada vez mais admirada como meu dinamarques está bom, consigo falar só dinamarques o dia inteiro.
De noite comemos panquecas e fizemos caramelos. Depois acendemos as velas e cantamos músicas dinamarquesas. Foi o último final de semana do elvent, porque essa semana é Natal! :) Eles me deram mais presentes, e os presentes são bons mesmo. Já ganhei bilhete pro cinema e janta no primeiro final de semana, no segundo final de semana ganhei uma meia eum chokoladejulekalender, ganhei uma pintura de tango e um DVD de uma série para crianças a coisa mais fofa em dinamarques, e nesse último findi ganhei um chocolate sueco delicioso e um calendário com as pinturas do H.C Andersen que chegou hoje pelo correio!

Ah...esqueci de contar! Sábado fui na peça de Natal que tem todos os finais de semana de manhã. Foi linda demais e nevou bem na hora, então meu espírito natalino foi a mil. Como foi a última peça, eles dançaram ao redor da árvore da praça da cidade, e eu me meti e dancei junto. Foi mega divertido! De noite peguei o trem até Struer, 1 hora daqui e fui assistir HP again com uma amiga brasileira. Foi ótimo falar um pouco português e ver que não sou só eu que morro da saudades do meu Brasil!

Hoje o dia foi bem cansativo, tive que traduzir muitas coisas do dinamarques pro espanhol. E daí falar 3 línguas ao mesmo tempo é uma loucura, precisava de um break. Eu amo demais a Dinamarca, meu intercâmbio é perfeito. Sei que vou sentir saudades demais quando eu voltar para o Brasil. Mas eu morro de saudades da minha família, estou numa fase complicada, me sinto muito triste e feliz ao mesmo tempo. Aproveito ao máximo, mas ao mesmo tempo quero que o tempo voe e eu possa estar no colo da minha mãe novamente...

Eu odeio ser tão dividida, mas é isso que a saudades faz...

No comments:

Post a Comment