Wednesday, March 30, 2011

Brasil X Dinamarca

Tantas coisas aconteceram que eu nem lembro mais! Uma semana na Dinamarca é um mês no Brasil, há tantas novidades, informações, pensamentos loucos. E minha função de filosofar e sonhar acordada foi ativada, o que me faz parar e apreciar pontos fixos por horas e relembrar-me de tudo o que eu sonhei e vivi quando me preparava para vir para cá, o início do intercâmbio e o que eu penso agora. Estou tão diferente, melhor eu acho. O mundo ficou pequeno, os amigos estão espalhados por tantas países, e o coração aprende a amar a todos, não importa o quão diferentes e chatos às vezes as pessoas são. hahaha Sei que parece breguinha, mas é como eu me sinto. Eu amo demais aqui, amo minha irmã e percebi quanto amigos que me adoram eu tenho! Talvez minha vida social aqui é melhor que a do Brasil, me sinto mais em casa, menos louca aqui. Porém, ao mesmo tempo, já estou começando a me preparar para voltar. É bem cedo ainda, e já tenho pesadelos, medo de voltar... Mas, ao mesmo tempo, eu QUERO ABRAÇAR MINHA FAMÍLIA!
Bom, semana passada saí com meus amigos no final de semana, fomos para a festa e depois dormimos na casa do Francisco. Passamos o dia inteiro seguinte a festa deitados na cama assistindo filme e comendo chips. Foi ótimo, nunca tive tantos teenage days como tenho aqui, sem responsabilidade, só curtir! E enquanto estamos nesses dias, sempre começam as conversas linguisticas, quando ensinamos e aprendemos a língua dos amigos. É engraçado, sempre que se anda com intercambistas, há conversas sobre línguas e regras gramaticais. ADORO!
Terça feira estava muito ansiosa porque meu amigo do Brasil que é intercambista na Noruega ia vim me visitar e passar uma semana comigo. Eu estava muito estressada porque queria que fosse uma viagem perfeita para ele, mas é meio difícil aqui na colonia. hahaha O importante é que foi ótimo, porque por mais que eu viva num lugar pequeno, é lindo demais e eu tenho BONS amigos e nós saímos sempre. O Giovani começou a fazer parte da nossa turminha de amigos, porque é muito fácil ser aceito no grupo, basta ser aberto e legal, e ele é muitooo gente fina. Bom, segunda e terça fiz faxina na casa e preparei todos os detalhes pra chegada dele à Dinamarca. Fui buscá-lo com meu irmão no aeroporto que é uma hora e meia da minha casa. Meu irmão é muito querido, conversamos demais sobre problemas e medos. E eu contei para ele que eu me sentia muito confusa porque um pedaço da minha outra vida ia vir me visitar. É estranho porque aqui temos uma mundo e no Brasil um outro mundo, é como se essa fosse minha segunda vida. Não foi tão estranho porque ele também está em um outro mundo agora, e muito parecido com o meu (ele tá na Noruega, é muito parecido). Imagino se fosse alguém diretamente do Brasil me visitar, eu acho que eu ia pirar!
Nos encontramos no aeroporto e nos demos aquele abraço cheio de saudades. Chegando em casa, conversamos até à 1 da manhã! No dia seguinte, ele veio para a escola comigo, foi surreal falar português aqui. De tarde saímos com o Søren (meu colega), a Anna (minha melhor amiga) e o Francisco. Comemos sorvete e andamos pelo porto da cidade. Quinta saímos com o Francisco na minha vila, caminhamos um pouco e fizemos um piquinique. Depois pulamos na cama elástica umas duas horas, foi ótimo! Depois assistimos séries. De noite, fizemos pizza juntos e grostoli!!! Sexta voltamos para casa e de noite fomos para århus! Iríamos dormir em um hostel, mas mudamos de ideia (já tinha me irritado, porque eu e meus amigos somos muito confusos e sempre mudamos de opinião!). Enfim, deixamos as mochilas na estação e caminhamos muito. Paramos em um concerto de rock muito legal, depois caminhamos mais e chegamos em um bar onde dançamos muito. Minhas amiga Charlotte começou a ficar muito cansada e íamos pagar um taxi pra ela ir pra casa. Mas todos entraram no ônibus com ela e eu, Giovani e Vaclav ficamos sozinhos às 2 da manhã. Não tem problema na Dinamarca, at all! Vou sentir saudades de caminhar entre uma festa e outra no meio da noite sem ter medo. Caminhamos bastante, achamos um bar e ficamos dançando e conversando até às 7 da manhã! Sair aqui é ótimo, e é sempre eu e o Vaclav que aguentamos nas festas até tarde aqui, e ia ser o Giovani também se ele largasse a Noruega e se juntasse ao melhor país do mundo para intercambio: Dinamarca! hahaha
Voltamos para a casa da amiga do Vaclav, ela é muito legal cedeu casa a todos. Dormimos entalados em um quarto, acordamos cedo, nos arrumamos e continuamos a nossa jornada! Fomos a Den Gamle By, a cidade antiga. Linda demais, ponto turístico em aarhus. Depois fomos ao museu de arte moderna e vi coisas que eu não tinha visto ainda (já fui lá 5 vezes). E passeamos pela cidade, tomamos café. Foi um ótimo dia, muito divertido.
Domingo fomos à praia com minha família, caminhamos bastante. E segunda passeamos por Ringkøbing de novo com alguns amigos. Segunda de noite tínhamos planejado fazer uma festa do pijama! Cozinhamos até às 8 da noite, tínhamos três tipos de sobremesa, risotto com ervilhas, e pipoca e chips. Botamos pijamas, fizemos desfile de pijama, guerra de travesseiros, jogos de criança... Foi um máximo! E depois arrumamos toda a bagunça porque somos bons filhos! hahaha E aí assistimos um filme até às 2 da manhã. No dia seguinte, eu me sentia muito mal devido à comilança. Então, Giovani e eu dormimos e faltamos aula, afinal o Gi tinha que arrumar as malas. Daí a Anne foi pra escola e voltou, ela ficou uma aula na escola e descobriu que não aguentava mais. Daí ela ficou dormindo comigo e o Gi até uma da tarde. Acordamos, fizemos almoço e comemos o resto das sobremesas e assistimos séries. Depois fomos para Skjern, encontramos Vaclav e Charlotte, tomamos um café e conversamos e chegou a hora de dizer tchau. Fiquei com aquele vazio depois de dizer tchau pro Gi. Han passer fint til Danmark. Não sei como explicar, esse seria o lugar certo pra ele. :D
Voltei pra casa e Anne e eu tivemos nossas longas caminhadas na qual conversamos todas as coisas mais íntimas em dinamarquês. Fico feliz por conseguir ter conversas sérias nessa língua, e minha irmã ajuda bastante! Ela disse que já estava esquecendo inglês antes do Gi vir porque agora ela gosta de falar só dansk comigo! :D Chegando em casa, jantamos e assistimos séries. Dormi. Hoje vim pra escola e estou aqui, cansadaaaa.
Quando o Giovani veio eu percebi como eu tenho bons amigos aqui e como eu estou parte da sociedade danesa, me sinto muito danesa, me sinto muito do mundo. E eu tive muitos sonhos com o Brasil. Sonhei que eu voltava pra casa e sentia um vazio enorme e a sociedade queria me dominar, me fazer agir daquele jeito caixinha fechada dos Brasileiros, temos que ter toda nossa vida planejada, faculdade, trabalho, casa, filhos, MORTE! hhahaha Eu aprendi a não controlar tanto aqui, a ser jovem, a fazer escolhas, tentar e escolher de novo... O Brasil vem para mim como uma pressão, a Dinamarca é liberdade. Eu amo meu país, quero voltar, mas ao mesmo tempo tenho muito medo. E sei que para sempre vou vim visitar, porque amo as pessoas aqui e quero que elas, para sempre, façam parte da minha vida. Minha irmã realmente vai ser minha irmã pra sempre, nós somos perfeitas uma para outra apesar das brigas de irmãs. Eu tive muita sorte, posso não ter a MELHOR família, mas tenho a melhor irmã e os melhores amigos! :D

É, chega de escrever, já tenho que planejar as atividades do findi. Foundue na casa da Charlotte (ela é da Suíça!) e aníver do Chico sábado. Vai ser um findi de comilanças pra variar :P hahaha

Vi ses!

No comments:

Post a Comment