Friday, February 25, 2011

Filosofi, Filosfia

Algo que todos os intercâmbistas têm que estar preparados para: OS DOWNS. Eu tive três grandes e profundos downs em meu intercãmbio: quando cheguei, dois dias depois do Natal e um dia depois do meu aniversário. Essas são as datas que te deixam vulnerável, e como elas coincidem com a época de feriados, quando passamos muito tempo com a família, acabam caindo as máscaras das pessoas que moram conosco. Nessas datas somos completamente partes da família, entramos no estresse e nas brigas, só que estamos tristes e não percebemos o quão maravilhoso isso é: ser considerado parte da família a ponto de ser xingado com os outros filhos da casa! Pois bem, fevereiro foi um mês um pouco difícil, e tive um DOWN profundo! Porém, sempre depois de um down, vem um UP muito alto, quase uma montanha russa. E agora estou nesse momento de completa paixão pela Dinamarca!
Quase 4 meses sem luz do sol antes das 8:30 da manhã e depois das 3 da tarde. E agora, sair de casa para escola às 7:30, mostra um céu mesclado de azul e vermelho, com luminosidade refletida pela neve. Os campos cobertos de neve, como se todo o cenário tivesse sido coberto de açúcar de confeiteiro ou creme, sim, dá até fome! E os cata-ventos típicos dinamarqueses, ao fundo... Os passarinhos em bando riscando o céu, arriscando-se entre a passagem perigosa entre os cata-ventos altíssimos. E eu vou andando com o meu sorriso gigante por toda a alegria que a beleza dessa terra causa em mim. E saber que eu estou fazendo parte dessa cultura, falando essa língua, acostumada e sendo parte dos costumes e desse jeito de viver... Isso me faz transbordar de uma energia muito positiva, muito feliz! Pensar que no fim da tarde vou patinar no fjord congelado; e no início do dia vou encontrar minhas amigas na escola; à noite farei comida para minha família e depois comeremos bolo discutindo arte e viagens... Eu faço parte desse mundo agora, e eu me ajusto bem a ele. E é isso que um intercambista faz, não importa para onde for, ele aprecia cada detalhe, encontra a beleza na paisagem e na cultura, e faz de tudo para se tornar um cidadão daquele país por um ano... Só que, depois disso, nos tornamos um cidadão do mundo, e para sempre vamos querer explorá-lo! E para sempre, vamos querer retornar para nossa segunda pátria, segunda família, segunda escola...
Estou na escola, aqui usamos o computador sempre na escola, mas estou no intervalo agora. E já fazem dias que tenho vontade de escrever todos esses pensamentos mágicos sobre a Dinamarca. Mas, não tive muito tempo, aqui estou sempre ocupada.
Ontem, aconteceu algo realmente maravilhoso. Minha família me levou ao cinema assistir a um filme dinamarquês chamado Hævnen (Vingança). E eu compreendi todo o filme, compreendi as piadas, compreendi os diálogos sérios... Nada me provou mais meu domínio da língua e cultura...
Também, falamos muito sobre a minha viagem da turma para Londres! Eu estou muito ansiosa, vou viver um sonho dentro de outro! E então nem durmo de tanta alegria hahahah
Eu não quis contar o meu dia-a-dia como sempre faço... Mas, queria passar uma noção de como vemos o país onde estamos morando há 7 meses quando não deixamos a saudades da nossa primeira terra nos guiar. E quando nos deixamos ser levados pela magia de ser intercambista e se sentir parte da nova nação. Eu acredito que os seis últimos meses são os melhores, e quero aproveitá-los ao máximo! Assistir todos os dias séries com minha irmã, me reunir com minha família na sala antes de dormir, comer bolo dinamarquês, fazer bonecos de neve i iglus com meu irmão, ir na casa da minha host vó e conversar sobre todas as histórias que ela conhece, sair com minha amigas dinamarquesas na cidade, ir nos camps dos intercambistas... Viver cada segundo!

é isso aí, espero que você entendam :D

Vi ses!

No comments:

Post a Comment