Thursday, October 21, 2010

Odense!

Pois bem, eu voltei ontem à noite de viagem, e vou contar de uma vez o que aconteceu lá antes que eu deixe um milhão de assuntos se acumularem para eu ter que escrever depois.

Eu e a Anne fomos com o Kristian, e meus pais e a Thea foram no outro carro. Foi muito legal a viagem, ouvimos músicas bregas bem alto porque era a única coisa que dava pra ouvir no carro da vó. Paramos num moinho antigo no meio da estrada, lindo demais. De lá dava pra ver o castelo de Engeskov. Então, fomos até o castelo. Mas este está fechado até abril do ano que vem! Então demos uma volta pelas redondezas e achamos um lago de onde podíamos ver o castelo bem direitinho. Lá também tinha um museu da aviação e brinquedos pra crianças. Porém a estrada que levava ao castelo estava aberta, e eu e a Anne queríamos entrar e dar uma volta. Porque o jardim e o labirinto atrás são lindos demais. Só que o problema é que tem pessoas muito humildes que moram no pequeno castelinho cercado por um lago cheio de cisnes e um labirinto com um jardim em forma de coroa no meio! Sim, é o castelinho mais bem conservado da Europa. Pois é, né? Gente pobre...hihihih


Saindo de lá fomos pra um vila ao norte da Ilha de Fyn, e lá estava a nossa casa de praia. As ruas eram estreitinhas cheias de casinhas lindas e cutes de madeira à beira da praia. As casas dinamarquesas são sempre de tijolos, mas nas praias são de madeira.

A casa de praia tava fria demais, nós organizamos as coisas e depois saimos eu, o Kristian e meus pais pra uma super caminhada na beira da praia. É muito legal essa combinação praia + inverno. Mas é frio demais.

Voltamos pra casa, a Anne e eu fizemos a janta e depois ficamos lendo revistas de adolescente com a Thea em dinamarques! Foi muito engraçado. Fomos dormir e só acordamos onze e meia no dia seguinte. Sonhei um sonho louco! hihih

Então almoçamos e no almoço minha família decidiu que o mais divertido era ir caminhar na floresta durante 4 horas. Foi muito divertido, eu aprendi uma música em dianamarques e vi paisagens lindas, também tentei plantar bananeira (aqui todo mundo consegue) e aí eles riram demais de mim...Só que eu fiquei meio assim, porque eu queria passear em Odense, uma cidade cheia de coisas pra conhecer! Cara, tem muito mato aqui na minha casa, porque que a única vez que a gente vai em uma cidade grande eles preferem ir pro mato ao invés de aproveitar. Eu queria tanto ir no cinema, teatro, sair um pouco, conhecer os dinamarqueses da cidade grande, que se vestem tão legal! Mas tudo bem, né? De qualquer maneira foi um passeio divertido e cansativo.

Chegando em casa o Kristian e eu jogamos xadrez! E depois jantamos, jogamos um jogo toda a família, meus pais ganharam, cantamos músicas ao som do violão do Kristian e fomos dormir. Foi uma noite muito divertida, me senti parte da família.

No dia seguinte arrumamos a casa e as malas e partimos. Visitamos uma fazendo linda, com o único museu da batata na Europa! hihihhihii E então fomos para a Vila Antiga. Uma vila de 1670 preservada até hoje em Odense. Foi muito legal caminhar no meio das casinhas antigas. Mas o problema é que eles matavam porcos na frente de todo mundo! E, uma coisa muito interessante é que nessa vila todas as casas eram muito baixinhas. Daí eu perguntei porque, afinal os dinamarqueses são gigantes. E eles me explicaram que as gerações de dinamarqueses eram muito altos, mas por umas tres gerações, os dinamarqueses passaram por um período de fome pois não tinham comida suficiente, e essas gerações eram de pessoas muito pequenas. Tem até um livro que mostra na capa a última geração de pessoas pequenas e os filhos dessas pessoas. Então o pai e a mãe bem baixinhos e os filhos bem altos.

Saindo de lá, fomos para o centro de Odense e caminhamos muito até achar a casa do H.C Andersen. Antes disso, passei na praça da cidade, onde tinha um Festival de Harry Potter acontecendo. A praça era linda por si só, mais cheia de bruxos ficou mais legal ainda. E outra coisa legal sobre a cidade, em cada canto tem estátuas dos contos de H.C Andersen, consegui ver a estátua das Novas Roupas do Rei, e da Tumbelina e, é claro, do H.C Andersen. Fiquei umas duas horas olhando o museu e a casa. Era lindo demaisssssss! O museu tinha toda a história dele e a casa é a casa de verdade onde ele nasceu. Saber mais sobre ele me fez admirá-lo ainda mais. Ele saiu de uma família miserável aos 14 anos e foi morar em Copenhague para se tornar ator, mas sempre amou escrever. E depois descobriu que sendo escritor ele se dava melhor. Ele era incrível! Tinha também uma biblioteca com os livros publicados em várias línguas, e eu achei em português!

Saindo de lá, meu irmão teve que ir pra rodoviária, então eu, minha mãe e minha irmã fomos em uma lojinha. Depois almoçamos todos juntos em um restaurante. Foi bem divertido.

Voltamos de viagem, passamos na casa da vó para entregar o carro. A casa dela é bem casa de vó mesmo. E aí tava frio demais, nunca passei tanto frio. Tava dois graus e com muito vento. E foi isso aí. Cheguei em casa, comi sopa e depois conversei com a Anne.

Não consegui dormir de noite, tava com muita saudades do Brasil. Muita saudades da minha mãe. Voltou o momento saudades, que droga...Gosto muito daqui, da minha família. Mas no momento tô me sentindo meio desencaixada. Sei lá porque...Ás vezes eles são estranhos...dinamarqueses...;) hihihi

Bom, é isso aí...Agora tem visitas aqui em casa, acho que tenho que dar um oi! hihihi

Vi ses!


No comments:

Post a Comment