Friday, January 7, 2011

bare skøre filosofi / só filosofia maluca

Andando pelo ginásio e vendo o quanto eu já aprendi esse ano, nunca mais perdida nos esquemas pela internet, nem nos trabalhos... Tenho tantos amigos em várias turmas diferentes, e falo com eles em dinamarquês. O intercâmbio depois de algum tempo vira a sua vida, uma vida normal, eu virei dinamarquesa. Me preocupo com as coisas banais daqui, fico dias sem ver a civilização. Aquela magia inicial passou e eu confundi as coisas. Fiquei lembrando de todas as coisas maravilhosas do Brasil, porque quando eu penso nos momentos banais que também tinha no Brasil fico pior ainda... Porque aí não quero estar em nenhum lugar do mundo. Tive um tempo de saudades forte, e isso é bom por um lado porque agora vou valorizar muito mais as coisas no Brasil, e também vou aproveitar mais meu tempo na própria Dinamarca. Eu amo demais esse país.
Saí com minha amiga Anna na terça, assistimos um filme juntas na casa dela depois da escola. Passei a pensar otimista e todos começaram a ser muito legais comigo de novo. E meu dinamarques melhorou 1000% Passei a entender quase tudo o que as pessoas falam, principalmente na escola. Aprendi sobre os vikings e sobre arte grega e romana. Fiz minha primeira análise artística da minha vida em dinamarques! Sai com meu amigo chileno comer batas fritas e comprar nossa passagem de trem pra copenhaguem.
Vi que o tempo está passando rápido demais. E, ao mesmo tempo que parece que eu já vivi um ano de coisas e aprendi tanto... É normal, às vezes, se senitr perdida e depressiva no intercâmbio. Então, esse é meu conselho para futuros intercâmbistas. Não desista de ser feliz e aproveitar ao máximo seu intercâmbio. E foi por isso que eu criei esse blog, pra que eu possa ver que as páginas cheias de um alegria tão pura( tão cheia de vontade de experimentar o desconhecido que virou tão comum para mim agora) são muito muito mais numerosas que as páginas de tristeza. E aí eu ergo a cabeça e dou aquele sorriso e me esforço pra fazer uma frase perfeita em dinamarques, e as pessoas, o universo, retribui de uma maneira muito carinhosa. Eu estou muito feliz em estar aqui, em ter tido a chance de realizar esse sonho.
Hoje, caminhando para ir patinar, vendo o céu cheio de sol. Parecia que eu estava no verão dinamarques cheio de neve. Peguei meus patins e fui correndo até o fjord. Patinei. Olhei o céu dividido pelo sol e pela lua finíssima. A igreja de mais de 800 anos sempre protegida pela lua, tão pertinho do telhado branco de neve congelada. Respirar esse ar puro. Sei que minha cidade é pacata, mas é uma das mais bonitas da Dinamarca!
Agora estou planejando minha viagem pra copenhague. Vou terça-feira, vai ser um máximo! Vou ter um mini intercâmbio, e já estou sentindo aquele friozinho na barriga de novo por ter que conhecer a minha família. hihihih Vai ser ótimo passar por isso de novo mas com mais experiência e falando a língua, e sabendo que eu vou voltar pra casa e pra Anne hihihi
Isso me assusta um pouco, eu ter que voltar... Como vão ser as coisas? Será que eu vou me acostumar? Aqui sempre tem um encontro AFS, um mini intercâmbio, uma viagem, uma visita de algum amigo intercâmbista... Mas aí no Brasil vou voltar pra realidade... É algo que eu quero demais às vezes, mas outras vezes, quero que meu intercâmbio nunca acabe...
Mas, ele nunca vai acabar. Vou sempre ter a chance de viajar e tentar morar fora... E sei que vou ser feliz onde quer que eu esteja porque tenho muitas pessoas que me amam e que eu amo muito... Posso não aprender tanto assim talvez... Mas uma coisa é certa, eu aprendi a aumentar meu coração para ele abranger o mundo, e ter guardado nele todas as pessoas incríveis que eu conheci aqui!

Tá, tô num momento melodramático! hihhihi

Adoro a todos, conto minhas aventuras em Copenhague e como foi a visita da anna aqui em casa (ela vem amanhã) outro dia...

Vi ses! :D

No comments:

Post a Comment