Friday, June 24, 2011

As últimas

Não há como descrever a penúltima noite no país que você mais ama, com uma família maravilhosa, com amigos perfeitos... Uma vida em um ano, aprender tão rápido a ser parte de um país. No meio do intercambio, parece que o tempo passa tão devagar, porque você já aprendeu tanto e tem tanto mais a aprender. Mas, agora, eu só consigo ver o quanto eu sonhei por esse momento, relembro o meu adeus ao Brasil. E agora tenho que dizer adeus ao meu sonho, que foi melhor do que eu imaginara! Foi perfeito, eu aprendi e cresci milhões de anos em um. Eu sai para o mundo, e agora os países todos são tão perto e tão possóveis, pois meus amigos estão lá, espalhados pelo mundo. É tão triste saber que eu nunca os terei reunidos novamente na Dinamarca, na mesma festa, no mesmo camp, no mesmo jantar com as nossas famílias dinamarquesas. É muito triste saber que eu não irei mais ao ginásio, não verei metade das minhas amigas danesas por muito tempo. Eu tenho um buraco em meu peito pela saudades antecipadas desse tempo que vai ficar intocado como o tempo de maior aprendizado sobre mim mesma e o mundo, o tempo onde meus sonhos viraram realidade. Eu me sinto em casa, todos me amam e eu não sabia. Tempos de despedida revelam o que as pessoas veem sobre nós. E foi tão bonito ouvir dos meus professores, colegas e da minha família que eu trago alegria para as pessoas, que eu as faço acreditar nos sonhos e na vida. Minha irmã falou que não é justo eu ir embora, que até mesmo pessoas que acabaram de me conhecer já sentem saudades, ela acha que não aguenta... Como eu vou poder dizer tchau sem saber quando vou poder voltar para a minha Dinamarca? Eu não aguento. Mas, por outro lado, tenho tanta alegria em mim, quero explodir de tanta felicidade por presenciar a beleza de um intercambio, por ter tido essa experiencia e apreciá-la ao máximo.
Minhas últimas semanas foram muito puxadas. Eu comecei a trabalhar na FRISKOLE (escola de ensino fundamental), todas as crianças lá me amam e eu amo elas também. Lembrei muito da minha infância lá, e brinquei tanto! E passei muito tempo com chico, minha irmã, festas, família... Pois é...
Minhas colegas fizeram uma festa surpresa para mim! Toda a turma veio me dizer adeus na porta da minha casa! Eles me levaram para o salão de festas e fizeram pizza. Eu fiz um mousse de sobremesa, ficou delicioso. Eles me deram uma pulseira, um livro onde toda a turma escreveu e uma camiseta com a foto da turma. Fiquei tão feliz, mas descobri que não sei dizer tchau. Eu falo até logo, chego em casa e choro.
Também essa semana fui em minha última festa com vaci, chico e charlotte. Foi ótimo chill out depois da festa, fazendo panquecas e pizza. E a noite Anna e Annika vieram dormir na minha casa, foi a melhor noite do pijama, eu ganhei um livro lindo do H.C Andersen. Eu amo meus amigos aqui!
Essa semana, Anne teve a dimission dela, é a formatura. Então terça, toda a família (vó e nós) fomos no colégio com cidra, bolo, pãozinhos e entramos na sala onde ela fazia o último exame oral (aqui o sistema é complicado, explico outra hora) e ela tirou 10! Daí comemos e depois batemos fotos. Fomos em um restaurante com toda a família. E hoje fomos na formatura de verdade, onde cantamos músicas dinamarquesas, o diretor fez discurso e depois todos os estudantes andaram na carruagem, visitando todas as famílias dos colegas e comendo o dia inteiro. A Anne voltou muito consada para casa daí, e me viu fazendo as malas... Choramos tanto! Bom, hoje comecei e acabei as malas e presentes e chorei de me lavar por ver meu quartinho não ser mais meu, sem posters, sem fotos. Minha mãe quer que eu deixe coisas aqui, ela falou que essa é minha casa para sempre! Minha tia veio almoçar com a gente, ela escreveu que eu serei da família para sempre, que ela sentirá saudades, e me deu uma minissérie dinamarquesa. Eu não sabia que as pessoas gostavam tanto de mim e que eu gostava tanto de ficar com elas, falar por horas se eu pudesse. Hoje também disse tchau na friskole, foi lindo cantarmos todos juntos músicas dinamarquesas. Essa cultura tem um poder sobre mim. Também me despedi do meu amigo søren e da minha contct family... Pois é, dia puxado, muito feliz e muito triste...
Nem sei mais o que escrever, estou cansada. Todos vão para o camp amanhã, eu queria tanto estar lá. Mas, minha família quer me dirigir e eles não tem tempo amanhã, então irei domingo. Um dia a menos com amigos que amo, mas um dia a mais com uma família que amo. Não sei descrever o que sinto e penso, não acredito que não estarei mais aqui. Amo a Dinamarca profundamente, amo falar essa língua, amo o jeito como as pessoas ajudam umas as outras e todos acreditam no lado bom das pessoas, amo a segurança, a LIBERDADE, a mente aberta...
Esqueci de contar que Vaci, Chico e eu fomos em um jogo de futebol da República Tcheca, me senti tão tcheca torcendo pra eles. Acabamos perdendo o trem, perdendo pra Suíça o jogo e ficando desesperados por um modo como voltar para casa. Encontramos um homem que trabalhava para a companhia de trem, ele fez umas ligações e nos deu taxi de graça para casa, 300 reais de taxi!
Esqueci de contar que tenho ido muito a praia com meus pais também. Fui em uma última viagem para århus com vaclav e vimos mil museus e lojas e eu gosto tanto dele! Também fui em uma viagem com minha mana para Ribe, a cidade mais antiga e charmosa da Dinamarca. Fomos no museu viking e de história da arte... Foi tão legal! Comemos massa ema daquelas ruas estreitas de casas pequenas de contos de fada, Ribe é um conto de fada! A igreja tem 1300 anos e para subir na torre se passe por um lugar muito assustador, as escadas são estreitas e venta muito! Chegamos em casa e tinha o dia de San Hans, o dia em que o sol baixa a meia noite, mas na verdade nunca baixa mesmo. Foi lindo! Todos se reunem na vila, acendem a fogueira perto do fjord, assam pãozinho na fogueira e cantam...
Eu vivi tanta coisa esse ano, e ainda assim na última semana há ainda mais tradições para aprender e mais pessoas a conhecer e tanta alegria. E o buraco o coração por saber que toda essa gente, que todo o mundo que eu carreguei esse ano vai se tornar a minha realidade brasileira novamente. Eu me abri para o mundo e nunca mais me fecharei... Eu vou amar voltar para casa, mas agora eu tenho duas casas para voltar!
Conto no avião como foi o adeus final e o camp. :)

No comments:

Post a Comment